Esse fato, que hoje é mais comum do que se pensa, acontece quando, por algum dos motivos que falaremos adiante, você vai para seu destino e sua mala não chega, se perde, é furtada ou levada por outro passageiro por engano.
Neste caso, é compreensível que possa ser uma situação frustrante e estressante.
De início, é importante ressaltar que neste caso de bagagem extraviada pode gerar indenização, fique atento aos seus direitos!
O QUE FAZER?
Existem algumas etapas que você pode seguir para lidar com essa situação:
1 – Relate o extravio imediatamente, assim que perceber que a sua bagagem não chegou ao destino junto com você;
2 – Preencha o formulário de Relatório de Bagagem Extraviada;
3 – Importante que você tenha o comprovante do despacho da bagagem;
4 – O prazo para que a companhia aérea devolva a bagagem extraviada é de 7 dias depois do desembarque para voos nacionais e, de 21 dias para voos internacionais.
IMPORTANTE
Caso as malas sejam encontradas serão entregues no endereço informado pelo passageiro. Ou seja, não é preciso ir até o aeroporto.
CONCLUSÃO
Além das regras previstas pela ANAC, o passageiro também pode procurar a Justiça caso não se sinta totalmente atendido. Diversos escritórios de advocacia se especializaram em direitos dos passageiros e processos contra companhias aéreas.
Não deixe de procurar ajuda de um escritório de advocacia da sua confiança.