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As lojas Americanas anunciou que saiu da lista de patrocinadores oficiais do Big Brother Brasil (BBB 23).
INTRODUÇÃO
De acordo com o Estadão, executivos do varejista se reuniram com integrantes da Rede Globo para anunciar sua saída do reality show. Dentre os patrocinadores do programa, a Americanas tinha comprado a cota mais cara do patrocínio, com um custo de mais de R$ 105 milhões, fora demais cargos para ações dentro e fora do BBB 23.
A decisão vem após as notícias de que a companhia encontrou “inconsistências contábeis” no balanço da empresa representando um rombo de bilhões de Reais.
HITORIA DAS LOJAS AMERICANAS
A Lojas Americanas S.A. é uma das mais tradicionais redes de varejo do país. Com 87 anos de vida, a empresa conta com mais de 1.127 lojas com presença em todo o território nacional e com 4 centros de distribuição, em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Uberlândia, atuando também no comércio eletrônico, representado pela B2W – Companhia Digital. A rede comercializa mais de 60.000 itens de 2.000 fornecedores diferentes, o que faz com que a Lojas Americanas detenha uma grande participação do comércio brasileiro de brinquedos, bombonière, lingerie, CDs e DVDs, jogos, higiene e beleza e utilidades domésticas.
DÍVIDAS DA AMERICANAS SOMAM R$ 20 BILHÕES
As ações da Americanas despencaram quase 80% na bolsa de valores na quinta-feira (12), em um único dia, depois que a empresa publicou comunicado em que diz que foram identificadas “inconsistências em
lançamentos contábeis” no balanço, em valor que chega a R$ 20 bilhões, acima de tudo, incertezas quanto à sustentabilidade financeira de uma das principais marcas do varejo brasileiro.
O documento divulgado pela companhia não traz muitos detalhes sobre o que de fato foi encontrado nas contas, mas esclarece que a área contábil detectou “a existência de operações de financiamento de compras em valores da mesma ordem (R$ 20 bilhões), nas quais a companhia é devedora perante instituições financeiras e que não se encontram adequadamente refletidas na conta de fornecedores nas demonstrações financeiras”.
CONSEQUÊNCIAS
Essa medida teria a capacidade de suspender a possibilidade de um bloqueio, sequestro ou penhora de bens da empresa. Além disso, adiaria a obrigação da varejista de pagar suas dívidas até que um eventual pedido de recuperação judicial seja feito à Justiça, fazendo com que a companhia “ganhe tempo”.
O juiz deu um prazo de 30 dias para que a Americanas peça recuperação judicial, se avaliar que é o caso.
AÇÃO E CONCLUSÃO DO BBB
Segundo a assessoria de imprensa, “neste momento, a companhia está focada na gestão do negócio e no propósito de oferecer a melhor experiência a seus clientes, parceiros e fornecedores.”
Com isso, o espaço de patrocínio ficou aberto para a entrada de um novo anunciante para pegar a conta máxima. Conforme o Estadão, um grupo de agência que representa empresas de e-commerce chegou a almejar a cota máxima do BBB assim que souberam da desistência das Americanas, mas a cota já tinha sido ocupada pelo Mercado Livre, segundo notícias vinda da Rede Globo.
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