[et_pb_section fb_built=”1″ theme_builder_area=”post_content” _builder_version=”4.20.4″ _module_preset=”default”][et_pb_row _builder_version=”4.20.4″ _module_preset=”default” theme_builder_area=”post_content” min_height=”1240.3px” custom_margin=”-95px|auto||auto||”][et_pb_column _builder_version=”4.20.4″ _module_preset=”default” type=”4_4″ theme_builder_area=”post_content”][et_pb_text _builder_version=”4.20.4″ _module_preset=”default” theme_builder_area=”post_content” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]
INTRODUÇÃO
Embora a igualdade de gênero seja um tema cada vez mais presente na sociedade, e a importância do papel feminino tenha sido continuamente reforçada com mais oportunidades no mercado corporativo, ainda é notável que apesar de terem renda menor que a dos homens, mulheres pagam mais caro por produtos similares só porque são adaptados ou, simplesmente, embalados para elas.
DEFINIÇÃO
A “PINK TAX”, também conhecida como taxa rosa ou imposto rosa. Apesar de batizado como taxa, não se trata de um imposto, mas a aplicação de preços mais altos.
Acontece quando produtos destinados ao público feminino são oferecidos por preços mais elevados na comparação com os mesmos produtos direcionados ao público masculino.
Há situações, inclusive, nas quais os produtos voltados às mulheres apresentam apenas alterações de cor – normalmente, rosa ou lilás – em relação ao produto voltado aos homens.
Como no caso do aparelho “Gillette”, apesar do uso ser para situações diversas entre feminino (depilação) e masculino (barbear), a única diferença (especificamente no produto da imagem), é a cor.
DADOS QUE COMPROVAM
Segundo o IBGE, no Brasil, as mulheres ganham, em média, 30% a menos que os homens.
Segundo pesquisa da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, realizada em 2018, os produtos rosas e/ou com personagens femininos são, em média, 12,3% mais caros do que os regulares. Estes produtos podem ser exatamente iguais, mas possuem um valor até 100% maior, como é o caso das lâminas. Ou seja, a mulher paga mais apenas para ter um produto para o seu biotipo.
Apesar de batizado como “taxa”, não se trata de um tributo, ou seja, o valor superior dos produtos destinados à mulheres não está ligado a sua tributação, mas sim ao mercado de consumo.
DICAS PARA TENTAR NÃO CAIR NA PINK TAX:
-
Opte pelo produto mais barato, mas a mesma qualidade, sem se preocupar com a sua cor (rosa ou azul) ou desenho;
-
Antes de comprar produto, verifique a diferença de preços e qualidade nos destinados às mulheres, comparando-os com o preço do mesmo artigo masculino.
CONCLUSÃO
Sendo assim, pode-se notar que a Pink Tax é um fenômeno que impacta significativamente as mulheres brasileiras, mesmo que, muitas vezes, não seja percebido.
Se faz necessário que o Brasil, como nação, considere o impacto da Pink Tax na economia nacional e tome medidas para garantir a igualdade de preços e oportunidades para homens e mulheres, pois essa mudança que precisamos não se trata apenas de uma questão de justiça social.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]