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Depressão no ambiente de trabalho: Fique atento!

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NTRODUÇÃO

De acordo com o Senado Federal, a depressão é a segunda causa de afastamento do trabalho, só perdendo para as lesões por esforço repetitivo (LER). Sem dúvidas, existem fatores genéticos, biológicos e psicossociais que desencadeiam a depressão.

Entretanto, outros fatores como rotinas exaustivas, pressões por resultados excelentes e cobrança excessiva de metas geram estresse, afetando a qualidade de vida do funcionário e levando à doença. Ou seja, mesmo o trabalho não sendo a causa exclusiva para a doença, ele também pode contribuir de forma decisiva para o início ou agravamento do quadro.

DEFINIÇÃO

A depressão é uma doença psicológica que altera o comportamento e o humor dos pacientes. Percebe-se uma falta de ânimo para fazer quaisquer atividades do dia a dia, uma tristeza profunda que pode aparecer a qualquer momento sem motivo aparente e até alguns sintomas físicos, como cansaço, sono excessivo e falta de apetite.

A pessoa que tem depressão se sente deslocada do mundo e se culpa por isso. Essa condição impede que a vida seja levada da forma natural, muitas vezes causando a perda da vontade de viver. Isso pode acabar levando ao desejo de suicídio, o que é uma medida extrema na tentativa de acabar com o sofrimento psicológico.

Felizmente, com apoio e suporte de outras pessoas, como amigos, família e colegas de trabalho, é possível prevenir o suicídio e ajudar a pessoa a se livrar da depressão.

CASOS DE DEPRESSÃO NO BRASIL EM AMBIENTES DE TRABALHO

Dados da OMS mostram que a depressão afeta mais de 11,5 milhões de pessoas no Brasil, representando 5,8% da população total. O país fica em primeiro lugar na América Latina, e atrás somente dos Estados Unidos em todas as Américas.

Entre os fatores de risco apontados, a residência em área urbana é um dos mais relevantes. Além disso, a escolaridade também afeta a incidência da depressão. Quanto mais anos de estudo, maior a probabilidade de desenvolver a doença.

COMO ELA INFLUENCIA NO TRABALHO

É caracterizado como uma condição em que as pessoas apresentam humor deprimido associado a outros sintomas, como a perda de interesse e do prazer em realizar qualquer atividade a ponto de prejudicar a sua vida social e ocupacional. 

Algumas situações comuns no ambiente profissional moderno podem servir de gatilho para o desenvolvimento dessa condição, tais como:

  • Discriminação ou assédio no ambiente de trabalho;
  • Excesso de demandas e pressão;
  • Relacionamento hostil e/ou abusivo entre chefe e funcionários;
  • Competitividade excessiva no ambiente de trabalho;
  • Insegurança vinculada ao baixo retorno financeiro e reconhecimento nas atividades laborais.

SINAIS E SINTOMAS

Os sinais e sintomas de depressão no trabalho podem variar conforme gravidade e quantidade e, mesmo que associados ao trabalho, costumam se manifestar no âmbito familiar e social também, piorando conforme maior o estresse associado à sua ocupação.

  • Cansaço excessivo e/ou mudanças no padrão do sono;
  • Irritabilidade;
  • Falta de motivação e/ou auto-estima;
  • Agressividade e acessos de raiva;
  • Dificuldade de concentração e quedas abruptas na produtividade;
  • Crises de choro e humor deprimido;
  • Dificuldade nas relações com os colegas de trabalho;
  • Procrastinação;
  • Dificuldade com a memória e atenção;
  • Alterações na libido e no apetite;
  • Inabilidade para tomar decisões.

COMO LIDAR COM A DEPRESSÃO NO TRABALHO

Cada vez mais prevalente, a depressão no trabalho, portanto, deve ser abordada e prevenida tanto pelos proprietários, gestores e líderes de instituições e organizações empresariais, assim como pelos funcionários.

  • Aos gestores e colegas de trabalho

O primeiro passo é compreender que a depressão é uma doença que pode acometer qualquer pessoa e que deve ser respeitada e devidamente tratada. Ações como o desenvolvimento de programas de assistência para os profissionais com depressão pode ser um bom começo, assim como iniciativas de:

  • Avaliação constante do ambiente físico de trabalho; 
  • Incentivo e prática de atividades de capacitação, especialização etc.; 
  • Aquisição de planos de saúde que ofertam tratamento psicológico e psiquiátrico;
  • Alerta aos possíveis sinais e sintomas entre os funcionários.

  • Ao funcionário em sofrimento:

Se você se identifica com esse quadro e identifica o ambiente de trabalho como uma fonte importante de sofrimento, considere adotar algumas estratégias que podem auxiliar no seu desempenho, como:

  • Coloque sua saúde física e mental em primeiro lugar. Tente fazer pausas para caminhar e respirar por alguns minutos. Busque reconhecer os sintomas do seu problema e trabalhar como lidar com eles quando aparecerem durante o expediente. Invista naquilo que lhe traz bem-estar;
  • Não seja tão exigente consigo mesmo. Cada ser humano tem sua curva de aprendizado própria, com  os progressos e as limitações individuais. Problemas na vida são inevitáveis e inerentes a qualquer emprego.
  • Organize suas atividades profissionais e defina metas.Assumir compromissos com prazos possíveis e compatíveis ao próprio ritmo é fundamental. Uma dica boa é fazer listas na ordem de prioridade das atividades que você precisa fazer e mantenha seus documentos organizados.
  • Aceite e peça por ajuda. Uma pessoa em depressão merece e deve receber uma avaliação e tratamentos adequados. Converse com quem você se sente mais confortável, seja seu colega ou seu empregador sobre a depressão.

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL

Um ambiente de trabalho negativo pode surgir por influências internas ou externas, podendo ir desde crises econômicas até má gestão.

É comum encontrar funcionários insatisfeitos e inseguros com relação ao futuro, conversas de corredor e fofocas cada vez mais tóxicas e um clima de pessimismo generalizado.

Dessa forma, os empregados não assumem responsabilidades além das que já possuem e temem pelos resultados.

Nos ambientes de trabalho neutros existe um sentimento de apatia. Não existe um envolvimento com a empresa e com os rumos que a mesma está tomando.

O funcionário apenas cumpre com a sua obrigação e não se envolve demais, seja com o trabalho ou com as pessoas.

Nesse tipo de ambiente de trabalho, críticas e elogios são objetos raros de se encontrar, já que o sentimento principal é o de “não tenho nada a ver com isso”.

Do outro lado, temos os ambientes positivos. Os empregados têm prazer em se relacionar sem julgamentos, com gentileza e deixando cada um fazer o seu melhor.

Não é o indivíduo que importa, mas sim o coletivo. Inspiração, produtividade e criatividade são apenas algumas das consequências de um ambiente assim.

CONCLUSÃO

Apesar de muitas vezes deixada de lado, a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, além de estarem diretamente relacionadas. Portanto, se você conhece alguém ou acha que você mesmo pode estar sofrendo de depressão no trabalho, não hesite em procurar ajuda. 

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